Disciplinas do curso de ciência da computação
O curso de ciência da computação tem duração de 4 anos na maioria das universidades. Neste artigo falaremos sobre algumas disciplinas estudadas durante o curso.
Arquitura de Computadores
A disciplina de arquitetura de computadores costuma ser uma das primeiras matérias ensinadas no curso de ciência da computação. Nessa matéria costuma ser mostrado as partes que compõem o computador, como memória, processador e unidades de entrada e saída de dados.
Essa disciplina dá aos estudantes um conhecimento teórico de como um computador funciona internamente.
Redes de Computadores
A disciplina redes de computadores ensina os conceitos básicos sobre as redes de computadores e a internet. Os principais equipamentos usados nesse tipo de rede e os principais programas, chamados protocolos de rede que tornam a comunicação remota possível.
Introdução à Programação
A programação de computadores é uma disciplina de extrema importância na ciência da computação. É através da programação que os mais diversos softwares são criados. Nessa disciplina o aluno aprende como criar códigos que geram aplicativos, sites e jogos diversos.
Existem diversas linguagens de programação, como Python, C e Pascal. As disciplinas introdutórias de programação costumam ensinar C ou Python. Já disciplinas mais avançadas, costuma ensinar linguagens mais usadas nas empresas , como o Java, por exemplo.
Banco de Dados
Banco de dados são sistemas computacionais que armazenam informações. Nessa disciplina o aluno aprende como fazer o projeto de um banco de dados e como acessar um sistema gerenciador de banco de dados, para criar e gerenciar banco de dados diversos. Essa disciplinase relaciona com programação de computadore, pois programas de computadoresque precisam armazenar informações fazem acessoa banco de dados.
Engenharia de Software
Em engenharia de software se aprende técnicas para gerenciar o desenvolvimento de um software. Desde a fase de planejamento até a entrega, passando pela documentação, projeto e garantia de qualidade.
Computação Gráfica
A computação gráfica é a área da ciência da computação que estuda técnicas de geração e manipulação de imagens. Nessa disciplina, os alunos aprendem a criar programas que manipulam imagens. Alguns exemplos famosos de softwares de computação gráfica são o Photoshop, usado para manipulação de foto e o Ilustrator, usado para criação de ilustração digital. Os softwares de CAD (Design Assistido por Computador) também fazem uso do conhecimento da computação gráfica.
Matemática
Diversas disciplinas de ciência da computação fazem uso da matemática. Por exemplo, redes de computadores, computação gráfica e arquitetura de computadores. Por esse motivo, há diversas disciplinas de matemática no curso de ciência da computação, como:
- Matemática discreta
- Álgebra linear
- Cálculo diferencial e integral
Comentários
Postar um comentário