Professor: conheça a profissão



Áreas Em Que Um Professor Pode Atuar: Conheça as 6 Principais Neste Artigo!

Se você já decidiu que quer ser professor, então o próximo passo é escolher qual matéria ensinar. Se por um lado existe uma infinidade de assuntos para ensinar, por outro, a pessoa que decide ser professor já sabe que irá ensinar o assunto que ela acha mais interessante.
Dessa forma, se você gostava muito de matemática durante o ensino médio, essa provavelmente será a matéria que você irá ensinar.
Existe uma diversidade de áreas de atuação para professores. Abaixo listamos algumas:

  •  Ensino fundamental II;
  •  Ensino médio;
  •  Pré-vestibulares e concursos;
  • Cursos livres;
  • Aulas particulares;
  •  Ensino superior.

Ensino Fundamental II


Para atuar no ensino fundamental II, do sexto ao nono ano, é necessário ter diploma de licenciatura na matéria que você pretende ensinar.
Por exemplo, para dar aulas de Português é necessário licenciatura em Letras, para dar aulas de Matemática, de licenciatura em Matemática e assim por diante.

Ensino médio

Para ser professor no ensino médio também é necessário ter licenciatura na disciplina que se pretende ensinar. Sendo assim, quem tem licenciatura em História dará aulas dessa matéria, e quem pretende dar aulas de Física também deverá obter a respectiva licenciatura.

Pré-vestibulares e Concursos


No Brasil as universidades, principalmente as públicas, selecionam seus candidatos através do vestibular e do Enem.

Apesar de, em geral, as universidades cobrarem o que os alunos aprenderam durante o ensino fundamental e médio, muitos estudantes preferem fazer um cursinho preparatório a estudar sozinhos. Por esse motivo, há uma diversidade de cursos pré-vestibulares e, por consequência, muitas vagas para professores.

Apesar de não haver uma lei que regulamente a formação do professor que atua em cursinho, o ideal é que o professor tenha licenciatura na área que pretende lecionar, pois alguns cursinhos costumam fazer essa exigência. Entretanto, há muitas pessoas formadas em outra área que atuam como professores. Por exemplo, engenheiros que dão aula de matemática e física.

Os concursos públicos oferecem boas oportunidades de emprego e boas remunerações, isso faz com que muitos candidatos busquem cursinhos para se destacarem nos processos seletivos.
Os cursos preparatórios para concursos são semelhantes aos pré-vestibulares, mas uma diferença interessante é que nos concursos costumam ser cobradas disciplinas que não são ensinadas em colégios, com destaque para Direito, o que amplia a possibilidade de trabalho dos profissionais formados nessa área.

Cursos Livres


Além das áreas já citadas, o professor pode trabalhar em cursos livres. Nesse caso, não há necessidade de ter formação universitária e as exigências variam de empresa para empresa e do assunto que se ensina.

Num curso livre pode ser ensinado desde Desenho Artístico a Informática. Ou seja, pode dar aulas quem gosta de praticamente qualquer assunto.

Aulas Particulares


As aulas particulares podem ser dadas por qualquer pessoa, um destaque são as aulas de matemática, pois os alunos tendem a sentir muita dificuldade nessa matéria, e as de inglês, pois é um conhecimento muito importante em diversas carreiras.

Ensino Superior


O professor de ensino superior é aquele que deve estudar durante mais tempo para poder se qualificar para a função.
Além da graduação, o profissional precisa de uma pós-graduação. Como especialização, mestrado ou doutorado.

O interessante é que profissionais de todas as áreas podem atuar no ensino superior. Você gosta de Design? Há vagas para professor de Design no ensino superior, gosta de engenharia civil? Também há vagas! Qualquer curso universitário precisa de professores.

E aí, pretende ser professor? Partiu ensinar?!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia da informação: áreas de atuação

Programação de computadores: como aprender

A fantástica mente humana